Nós humanos, vivemos com base nas nossas experimentações, e ao longo de nossas vidas acabamos passando por diversas sensações que podemos apreciar ao máximo utilizando nossos sentidos, coisas como ouvir uma boa música, abraçar alguém que você gosta ou comer seu prato favorito são acontecimentos em que transformamos experiências sensoriais em momentos memoráveis. Cada um pode perceber o mundo de formas diferentes, com mais ou menos sentidos, mas no final chegamos no mesmo ponto, a sensibilidade de cada pessoa gera uma experiência única.
Agora, como podemos relacionar esses sentidos com design? bom, de forma bruta, podemos dizer que o design existe para aprimorar a experiência de cada pessoa em inúmeras áreas, e por conta disso, experiências sensoriais vem sendo exploradas cada vez mais na última década.
VISÃO
Os projetos visuais de Design acabam sendo os primeiros a virem em nossas mentes, já que a visão é o sentido mais utilizado para percepção e recepção de informações, um exemplo bastante comum e que vem crescendo bastante atualmente são os óculos de realidade virtual, com essa tecnologia as possibilidades para imersão em ambientação são gigantes, é uma ferramenta bastante utilizada atualmente na área de jogos tendo como exemplo o jogo Half-Life: Alyx que ganhou como melhor jogo VR no The Game Awards 2020, justamente por sua capacidade de imersão e inovação no gameplay.
OLFATO
O olfato é um sentido que vem sendo bastante utilizado por muitas marcas, cada vez que alguém frequente um local com um odor customizado o cérebro associa essa experiência a esse cheiro, o cérebro humano é capaz de memorizar cerca de 50 mil odores diferentes. Além disso existem estudos científicos que comprovam a eficácia da aromaterapia, que utiliza diversos aromas para estimular partes diferentes do cérebro, por conta disso associar cheiros a produtos e lojas aumenta e muito a probabilidade do consumidor voltar a utilizar seus produtos e serviços.
AUDIÇÃO
A audição é o sentido responsável pela captação do som, e é um sentido extremamente importante, visto que a sonorização muitas vezes é um fator crucial na capacidade de imersão de uma pessoa em um determinado ambiente, e como as pessoas respondem a determinados sons ajudam na criação e desenvolvimento de diversos produtos.
Como exemplo para esse sentido utilizei um projeto de um amigo chamado Vinicius Lettieri, seu objetivo era analisar as ondas cerebrais e estudar como cada pessoa reagia a cada tipo de música apresentada e comparar esses resultados com as músicas favoritas de cada pessoa.
TATO
O órgão que está relacionado ao sentido do tato, é a pele, o maior órgão do corpo que está repleta de terminações nervosas específicas para diversos tipos de sensação, muitos produtos focam em superfícies salientes, texturas macias e fofas, quanto mais agradável ao toque maior a probabilidade do consumidor criar uma relação de afeto com o objeto. Um bom exemplo da exploração do tato é o Braille, que é um sistema de escrita tátil utilizado com pessoas com algum tipo de deficiência visual.
PALADAR
O paladar parece o sentido mais difícil de ser explorado pelo design, mas é uma área que cresce cada vez mais, um exemplo comum é o food design, é um conceito recente que aplica o processo de design para gerar produtos relacionados a comida, sejam comidas com estéticas variadas ou objetos que ajudam no ato de se alimentar.
Existe também um estudo desenvolvido por um professor de Oxford chamado Charles Spence, esse estudo aponta que o cérebro humano pode provar sensações de sabor mais intensas de acordo com as características da louça em que o alimento é servido, um experimento demonstrou que a pipoca parece mais salgada se for apresentada em um recipiente azul do que em um branco, o professor Charles Spence acredita que nossa mente consegue enganar nossas papilas gustativas.
Fontes
Komentar