top of page
Writer's pictureBryan Batista

2. The World is not a Desktop


"The World is not a Desktop" é um texto escrito por Mark Weiser para ser publicado na revista ACM Interactions. O principal discurso de Mark durante seu discorrimento é que uma boa ferramenta precisa ser "invisível", e o que seria esse invisível? bom basicamente uma boa ferramenta não é chamativa, para que você foque apenas na tarefa e a conclua sem ser atrapalhado por sua excentricidade, ele cita alguns exemplos para mostrar seu ponto como os óculos, que são uma boa ferramenta pois você vê o mundo e não os óculos. Vale dizer que chamativa não signifique apenas ter uma aparência conspícua mas também considerando o conceito.


Eu acredito que a perspectiva dele faça sentido, e eu até concordo até certo ponto mas acredito que existam ferramentas chamativas que facilitam sim a realização de uma tarefa mesmo sendo espalhafatosas, um bom exemplo é a Alexa, no texto ele diz que dar comandos de voz não são boas ferramentas por diversos motivos como a língua que você fala ser diferente da que o computador processa e etc; só que pra mim não é assim que funciona, a Alexa é sim uma ferramenta chamativa e ela é boa por ser chamativa, já que por esse motivo você acaba usando ela muitas e muitas vezes para as mais variadas tarefas, eu mesmo não ligo meu computador desde que adquiri uma dessas no ano passado, e a praticidade de não precisar levantar para ligar lâmpadas e outros eletrônicos sem precisar de um controle remoto é muito tentadora.


Concluindo, ao invés de toda ferramenta ser invisível, eu creio que depende, algumas ferramentas funcionam melhor sendo chamativas do que invisíveis e cabe a nós decidir o que é mais adequado para cada coisa.


21 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page