top of page
Writer's pictureBryan Batista

4. G1 - MCA

O Que

O projeto Música e Computação Afetiva: Análise da relação entre personalidade e preferência musical, também conhecido como MCA, é um projeto feito por Vinicius Lettieri (Aluno do CEFET na época de seu desenvolvimento), cujo objetivo principal é investigar a relação entre a personalidade dos indivíduos e suas preferências musicais.


Porque

A música apresenta um importante significado na vida dos indivíduos e, muitas vezes, é o principal instrumento emocional utilizado para o conforto, relaxamento, auto compreensão ou na criação de uma identidade própria [Hays and Minichiello 2005]. E para mim não é diferente, minha paixão por música reverbera a todo momento, e não existe um dia em que eu não ouça pelo menos algumas músicas.

Além disso a ideia de poder relacionar gosto musical com personalidade me é instigante, poder participar desse projeto, mesmo que só como uma cobaia foi muito divertido e interessante, me senti abraçado pela ideia e muito feliz por ela ter vindo de um amigo próximo.


Ademais, existem sim pesquisas anteriores que buscavam demonstrar essa relação, mas a forma de coleta de informações não era totalmente precisa, a maioria deles se apropriava de questionários opinativos que podem facilmente ser manipulados pelos participantes. Desta forma esse projeto busca obter dados mais concretos diretamente do cérebro de cada indivíduo, adicionando mais relevância a ele e fazendo com que eu ficasse ainda mais interessado.


Como


Para coletar os dados somente dois equipamentos eram necessários um capacete e um computador para registrar os resultados. O capacete é um Ultracortex Mark IV, que foi montado pelo Vinicius e Pelo professor orientador Gustavo Paiva Guedes, que por ser um produto de open source, recebeu diversas alterações para se adequar as necessidades do projeto.

O teste do Big Five Traits foi utilizado como referência para medir as personalidades de cada um dos participantes. Os dados foram coletados através de sessões musicais com eles ( sendo eu incluso), as informações vitais para o projeto foram recolhidas através de um eletroencefalograma feito por meio do capacete anteriormente citado usado para captar e registrar as correntes elétricas espontâneas emitidas no cérebro.

Também foram utilizados algoritmos de aprendizado de máquina com regressão linear para relacionar os dados de personalidade com os de preferência musical de cada indivíduo.

As músicas utilizadas durante o teste vinham de uma playlist montada anteriormente, para que pelo menos uma parte do experimento fosse experienciada de forma equivalente para todos os testados, além dessa playlist, músicas e estilos que os participantes alegaram serem seus favoritos eram incorporados durante a experimentação.

Após todos os testes iniciais, o sistema foi programado, utilizando do aprendizado de máquina para reconhecer padrões e tentar prever os fatores de personalidade de um novo individuo através dos seus dados de preferência musical.

Gráficos oriundos do eletroencefalograma que foi feito em mim.



Modificações

Para mim o MCA é um projeto muito completo e extremamente útil, mas vale ressaltar alguns pequenos problemas, o primeiro sendo o desconforto causado pelo capacete, que pode influenciar na experiência do participante e pode vir a interferir no que cada pessoa sente durante cada música. Outro ponto também é a necessidade de um aparelho tão grande, que acaba atrapalhando a oportunidade de aplicar a ideia em situações mais comuns, como por exemplo o Spotify gerando uma playlist baseada em como você se sente no momento. Então o ideal seria um biomedidor mais simples que pudesse ser usado como um acessório como um chapéu mais confortável, assim como os relógios inteligentes que são vestíveis e conseguem analisar e monitorar diversos aspectos dos seu portador, para que um leque maior de aplicações pudesse ser aberto.



21 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentários


bottom of page